segunda-feira, 4 de outubro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "i e j")

Icterícia
A raiz da celidônia é eficiente no combate ao amarelão.

Icterícia
Raiz de picão: raiz de guaxumba; raiz de amora branca, raiz de masseguinha de mato. Fazer chá com uma destas ervas ou mesmo com todas elas. Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia.

Inalações: (Nariz Entupido)
1 colher de pinus: 1 colher de menta; 1 colher de canforeira. Colocar os ingredientes numa panela com água e quando ferver, cobrir a cabeça, fazendo inalações por 15 minutos. Pode-se fazer 1 a 3 vezes ao dia. (Bioquímico Sílvio Panizza).

Incontinência
30 gramas de folhas frescas de goiabeira em 1 litro de água recém fervida. Tampa-se o recipiente com a mistura por 10 minutos e coa-se o líquido. Toma-se 1 xícara a casa 5 horas.

Indigestão
Prepare o seguinte chá: coloque numa xícara de água fervente; 1º gramas de folhas de pessegueiro; 15 gramas de folhas de limão; 5 gramas de folhas de salvia. Após 10 minutos, filtre o líquido e beba-o, adicionando a gosto uma pitada de bicarbonato.

Inflamações das Juntas
3 claras de ovo batidas em neve; 1 colher de breu em pó. Quando as claras, batidas, estão no ponto de ficar firme, acrescentar o breu, continuar batendo para incorporar bem. Aplicar na junta (de preferência à noite). Envolver num pano. Repetir 3 a 4 vezes.

Insônia
a) Decoção (cozimento da planta). Ferver ½ alface em ¼ de litro de água. Deixar amornar, filtrar e adoçar. Beber maia hora antes de dormir.
b) Faz-se uma infusão com um dente de alho. Esmaga-se o alho e deixa-se em infusão numa xícara com leite quente por 10 minutos. Em seguida bebe-se a infusão.
Este preparado é muito benéfico para as gripes, resfriados e bronquites.
c) O mel é um poderoso sedativo e desta forma evita a insônia de pessoas
adultas , mais do que pílulas suporíferas. Dose: 2 colheres pequenas de
mel ao deitar.

Insuficiência Hepática
a) Ferver 10 minutos, 50 gramas de folhas frescas de alcachofra em um litro de água. Beba 3 xícaras ao dia.
b) Vinho medicinal: macerar 20 gramas de folhas de alcachofra em 1 litro de vinho branco, por 5 dias. Filtrar e tomar 2 cálices ao dia.

Intestinos
Nos casos de intestinos preguiçosos, aconselha-se uma pitada de semente de endro, em infusão, num cálice de água fervente. Adoçar e beber após as refeições.

Intestinos
a) Comer mais alimentos que tenham mais fibras –laxantes. Estão mais nas frutas, nas cascas, verduras e legumes, cereais integrais, laranja, mamão, uva, ameixa preta seca. Couve, vagem, dente de leão, beterraba, cenoura crua, espinafre, moranga, abóbora, batata doce, mandioca, repolho, radiche, etc... banana.
b) Evitar alimentos refinados como açúcar, sal, arroz, farinhas.
c) Gnástica dobrar o corpo, dobrar as pernas, massagens na barriga.
d) Atender o aviso dos intestinos.
e) Educar o intestino a ter horário.
f) Levantar a moldura da patente.
g) Tomar água em jejum, fria ou morna. Comer mel em jejum. Batidas de frutas e verduras em jejum.

Joanete
Limão com sal ou casca de banana. Firmar com esparadrapo de noite e tirar de manhã. 3 noites a mais. Depois passar pomada milagrosa ou angico.

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

Nenhum comentário: