segunda-feira, 12 de julho de 2010

PRÓPOLIS (suas propropriedades e seus efeitos)

Própolis
Suas propriedades e seus efeitos
Bom para a abelha
Ótimo para o homem

Origem
Chamamos própolis, propolina, propolisina, ao produto preparado a partir de uma cera especial coletada pelas abelhas. É a cera de própolis. Esta cera é coletada a partir de resina das árvores e tem a propriedade especifica de proteger o corpo das abelhas e a colméia.
A cera de própolis é conhecida e utilizada por suas propriedades curativas e conservantes, desde a antiguidade. Os sacerdotes egípcios utilizavam a própolis no embalsamento de mortos, para evitar a putrefação do cadáver. Os navegadores utilizavam uma cola a base de própolis para vedar o navio e conservar a madeira, evitando o apodrecimento.
Um assoalho encerado com à base de própolis, dificilmente terá algum caruncho ou apodrecerá tão cedo.
Mas, como chegamos ao uso da própolis com propriedades curativas para os seres biológicos (homens, animais e plantas)?
Chegamos ao conhecimento cientifico das propriedades curativas da própolis através de um estudo feito por um entomologista (pessoa que estuda os insetos) francês. O Dr. Remy Chauvin. Este cientista, pesquisando os tipos de bactérias que infectam os insetos, chegando na abelha, percebeu que ela era diferente dos demais, ou seja, não possuía nenhuma microorganismo nocivo em seu corpo. Chauvin estudou motivo de tal fato e encontrou na cera de própolis a fonte da higiene não só do corpo da abelha mas de toda a colméia. A partir de então começou-se a estudar a composição química para ver as substância úteis para as abelhas e, por extensão, para o homem.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA PRÓPOLIS

A cera de própolis contém em média a seguinte composição quantitativa: 50% a 55% de resina balsâmicas aromáticas que lhe conferem o sabor característico: 30 a 40% de cera: 5 a 10% de pólen: óleos essenciais: gorduras: minerais como cobre, ferro manganês., zinco, etc: vitaminas do complexo B,C, E, H: carotenóides: substâncias com propriedades antibióticas: flavonóides (substâncias que dão cor amarela à solução): e enzimas.
Baseada nesta rica composição bio-química, a solução de própolis se converte num dos mais poderosos, ativos, ricos e complexos elixires da natureza.

Propriedades
A solução de própolis possui as seguintes propriedades positivas para o homem: antibiótica, anestésica, hemostática (estanca sangramento quase instantaneamente com muita eficiência), calmante em caso de queimaduras por calor ou solar, antiséptica (excelente para higienizar os bebês na troca de fraldas, ferimentos, escaras, úlceras varicosas, olhos etc) e cicatrizante de úlceras gástricas. É excelente higienizadora do couro cabeludo.
Como podemos ver, a própolis possui inúmeras aplicações tanto interna quanto externamente.

Modo de Preparar
- Certificar-se da procedência do produto;
- Colher com cuidado logo após a colheita do mel;
- Guardar no escuro.
Essência de Própolis
Para fazer a essência, o concentrado de própolis, usa-se álcool de cereal.
Para 1 litro de álcool, usa-se 2 punhados (ou 200gr0 de própolis. Coloca-se num lugar escuro ou num vidro escuro; deixa-se descansar no mínimo 48 horas, agitando uma vez ao dia. O normal é deixar 30 dias.
Filtra-se e guarda-se num vidro bem fechado e lugar escuro.
Pode-se deixar a massa do própolis no álcool e filtrar à medida em que se precisa.
Como se prepara a propolina
Coloca-se 2 xícara de mel (+ ou – 600gr) num vidro de um litro. Acrescenta-se de 5 a 8 colheres de sopa da Essência de Própolis, completa-se com água pura, agita-se até dissolver o mel. Guardar na geladeira em vidro bem fechado.
A quantidade de essência mede-se pela quantidade da doença que queremos atacar.
Para criança o mínimo é 5 colheres de sopa por litro de água.

Uso externo da própolis
Externamente podemos utilizar a solução de própolis para estancar hemorragias, higienizar feridas, cortes, arranhões e úlceras. Podemos aplicar compressas em caso de acne, queimaduras por calor ou solar, picadas de mãe-d’água, picadas de insetos. É bom para higienizar e pele dos bebês após a troca de fraldas. Em batidas fortes, torções, mau jeito, deslocamentos articulares, aplicar logo uma compressa. Em caso de olhos irritados, colocar umas cinco gotas de própolis num gole de água ou chá de camomila e aplicar compressas nos olhos. As compressas descongestionam a limpam. Própolis é bom para fazer higiene da pele, após uma cirurgia ou qualquer tipo de lesão da pele; para curar frieiras e eliminar fungos e bactérias. Colocar própolis na água de banho dos bebês é um excelente protetor e um bom desodorante natural.
Em relação à boca, em qualquer traumatismo, amigdalite, faringite, extração de dentes etc. podemos fazer bochechos várias vezes ao dia. Em caso de extração de dentes, fazer bochechos até que preocupar, a cavidade oral estará protegida e higienizada e a ferida cicatrizará mais rápido. É ótimo para aftas e estomatites. Nos casos de acne, ferimentos, cortes, arranhões, úlceras varicosas, além da higiene com a solução, pode-se aplicar, após, uma pomada ou creme, à base de própolis conforme a necessidade.
A pessoa com hemorróidas, além de tomar banhos de assento com própolis, pode aplicar compressas da mesma e deixar no lugar. Elas trazem grande alívio e descongestionam muito a região, mais ainda se a pessoa estiver tomando por via oral.
As mulheres com problemas ginecológicos poderão fazer lavagens internas e externas com solução de própolis.
As mamães que amamentam podem lavar o bico do seio antes de amamentar com solução de própolis, além de higienizá-la. Fortalece a pele para evitar rachadura. Se esta vier, o própolis será um grande auxiliar . A mamãe, tomando a própolis passará, na medida certa um grande nutriente e protetor para a saúde do seu filho, via lactação.

Uso interno da própolis
O uso da própolis se torna preventivo reforçador das imunidades e poderoso higienizador do sangue pulmões rins, bexiga e intestino. Internamente a própolis auxilia em qualquer caso de inflamação ou infecção: reumatismo, gota “sangue sujo”, cistite, otite, faringite, amigdalite, hemorróidas, gastrite, úlcera gástrica, diabete, problemas hepato-biliares, infecções da boca, gripe, resfriados, furumculose, bronquite, asma brônquica, catarro emfim todo processo como dissemos antes, que envolva inflamação ou infecção. A própolis não tem absolutamente nenhuma contra-indicação, resolve e dispersa um verdadeiro batalhão de especialidades médicas.

Mas o uso da própolis não dispensa jamais a orientação médica. O médico é nosso amigo, especialista em diagnosticar o estado geral de nossa saúde.

Modo de Usar
Todo tratamento com própolis deve ser feito, pelo menos noventa dias seguidos. Toma-se por um mês, pára-se três dias, retoma-se e assim sucessivamente. Isto como preventivo ou para os casos de repetição como em doenças respiratórias de inverno. Para os casos crônicos tomar o tempo que for necessário tendo sempre o cuidado de observar os intervalos de folga para o organismo.

Fazemos aqui especial lembrete às pessoas com Câncer e AIDS. Utilizem o própolis em abundância. Poderá ser um precioso auxiliar em seus tratamentos. Nestes casos tomar uma colher de sopa seis vezes ao dia.
Ao colocar pomadas, cremes loções aplicar de duas a quatro vezes ao dia, conforme a necessidade. Antes higienizar a região como solução de própolis.

Internamente

a) Criança de 0 a 9 meses: via leite, se a mãe estiver amamentando, senão colocar cinco gotas na mamadeira a cada mamada.
b) Crianças de um a dois anos: uma colher de cafezinho de oito a duas vezes ao dia, conforme a necessidade.
c) Criança de três a cinco anos: uma colher de café, como acima.
d) Criança de cinco a dez anos: uma colher de chá como acima.
e) Acima de dez anos e adultos: uma colher de sopa, como acima, conforme a necessidade.

Prazo de Validade
Os produtos de própolis bem conservados duram longo período.
Os Fumantes

Os fumantes e bebedores inveterados de café e bebidas alcoólicas tem na solução de própolis um auxiliar para desintoxicar seus corpos.
Além do uso da própolis, utilizem hábitos alimentares higiênicos, comam “alimentos vivos”, como verduras, legumes, cereais integrais, açúcar mescavo, mel e derivados fermentados do leite. Bebam “água viva” e chás higienizadores do meio interno. Evitem “alimentos mortos” como cereais refinados, açúcar branco, embutidos, frios, conservas, guloseimas, açúcar branco, embutidos, frios, conservas, guloseimas, “água morta” (os refrigerantes e as bebidas alcoólicas) molhos, carnes gordas, frituras, alimentos congelados e reprocessados e fornos de microondas etc.

Pastoral da saúde – Diocese de Pelotas – fone 73-1559

Nenhum comentário: